
Os Benefícios do Croché
O croché para além de ser uma atividade lúdica e de lazer, tem muitos benefícios para a saúde de quem o pratica.
Fique a conhecer alguns deles:

Reduz o Stress
Ao realizarmos uma atividade manual, como é o exemplo do croché, esquecemos todos os problemas do dia-a dia. Isto porque fazer croché reduz a pressão sanguínea e o nosso corpo liberta hormonas como a serotonina e a dopamina, responsáveis por causar sensações de prazer e bem-estar, fazendo assim com que quem pratique esta atividade, tenha menos ansiedade.

Melhora as articulações das mãos.
Ao fazermos croché, por exemplo rosetas e mantas, estamos a movimentar constantemente as nossas mãos e consequentemente a exercitar as nossas articulações.
Isto faz com as ligações que existam entre os ossos sejam lubrificadas, prevenindo assim o envelhecimento precoce dos tecidos da pele, e o aparecimento de outras doenças como artroses nas mãos.

Melhora a Concentração
Por mais simples que seja fazer croché, esta é uma atividade que requer muita atenção e concentração e que por consequência faz com que quem pratique o croché, esteja mais apto mentalmente e focado para desempenhar as funções do dia- a- dia.

Ajuda a prevenir doenças degenerativas.
Fazer croché pode ajudar na prevenção de algumas doenças degenerativas como é o exemplo do Alzheimer e do Parkinson, que nos dias de hoje pode afetar qualquer faixa etária.
O croché, requer capacidade de concentração e coordenação motora, como tal faz com que o cérebro se mantenha ativo , o que poderá ser uma grande terapia, tanto a nível motor como cognitivo.

Ajuda a Combater a Depressão
Para pessoas que sofrem de depressão, o croché pode ser uma grande ajuda no tratamento desta doença, uma vez que é uma atividade que fomenta o convívio e interação entre os seus praticantes e que pode assim ser uma ferramenta a utilizar para integrar pessoas com depressão e outras patologias ,fazendo- las sentir-se úteis, parte de uma comunidade e quem sabe devolver o sentido das suas vidas.