ESPIRAL DE VONTADES

A Associação Espiral de Vontades foi selecionada como finalista, entre várias instituições, que irão ser apoiadas no âmbito do projeto "Rota Solidária 2020".

Este evento irá decorrer entre dias 11 de setembro a 11 de outubro de 2020, uma ação solidária promovida pela Associação Teia de Impulsos que procura dar a conhecer o melhor da gastronomia algarvia, através de um roteiro pelos mais variados restaurantes e estabelecimentos da região.

O acesso ao Roteiro da Rota Solidária só é permitido, mediante a compra de um passaporte, que poderão adquirir na nossa Loja Social, sendo que 0,50 € do valor dos passaportes vendidos pela nossa associação, irão reverter no apoio ao nosso projeto social.

Não perca esta oportunidade.

No passado dia 6 de Julho de 2020, a Presidente da Associação Espiral de Vontades, Luísa Martins, foi entrevistada no programa "7 Maravilhas da Cultura Popular", transmitido pela RTP 1, no âmbito da candidatura do Concelho de Monchique à iniciativa em questão com a Destila do Medronho.

 

Nesta entrevista Luísa, deu a conhecer uma vez mais aos telespetadores,o projeto da "Maior Manta do Mundo"para o Guiness World Records, onde explicou como surgiu esta ideia, o crescimento da mesma,os beneficios desta atividade para a saúde física e mental,a finalidade desta iniciativa, e por fim deixou o convite a toda a comunidade,que queira participar nesta causa solidária, pois é uma atividade para todas as faixas etárias.

 

Gostaríamos de agradecer ao Município de Monchique e à RTP, pela oportunidade de divulgarmos o nosso projeto, fazendo assim chegar a cada vez mais pessoas.

Para mais informações de como participar visite-nos em :https://www.espiraldevontades.com/maior-manta-do-mundo, entre em contacto connosco por mensagem privada, por email: espiraldevontades@hotmail.com, ou se preferir ligue para:968 371 513.

Aqui está um vídeo realizado pela DP Vídeo, cujo tema é a separação de tampas . Este vídeo explica de forma simples e sucinta, quais os materiais que podem ou não ser reciclados e qual a forma correta de proceder à separação dos mesmos.

 

É através da recolha, separação e posterior reciclagem, de tampas plásticas ,de metal (carícas) e rolhas de cortiça, que a Associação Espiral de Vontades consegue continuar a ajudar crianças carenciadas, na aquisição de materiais de ajuda técnica como cadeiras de rodas elétricas, próteses, assim como outros tipos de tratamento por exemplo: fisioterapia e psicomotricidade.

 

Contamos com o seu apoio para continuarmos a ajudar quem mais precisa. Seja Solidário.

Últimas notícias

A Loja Social informa todos os seus clientes, que dispõe de máscaras de tecido e toucas para venda. Para mais informações contacte-nos via telefone para o  968 371 513 ou mande-nos mensagem privada para o Facebook.

A Associação Espiral de Vontades realizou mais uma entrega de máscaras e de toucas confecionadas pelas Agulhas Marafadas, aos funcionários da Santa Casa da Misericórdia de Monchique. Estamos todos juntos nesta luta contra este inimigo e juntos conseguiremos vencer esta batalha.

Realizámos mais uma distribução de máscaras e de toucas confecionadas, pelas Agulhas Marafadas, aos colaboradores  do Centro de Dia do Alferce. 

Continuamos assim a dar uma resposta efetiva na prevenção do contàgio da Covid-19, junto da população de Monchique, nomeadamente as instituições de solidariedade social da terceira idade, uma vez que esta faixa etária apresenta maior risco de contração da doença.

Foram entregues pela Associação Espiral de Vontades 22 máscaras, aos funcionàrios do Centro de Dia de Marmelete, bem como 22 toucas doadas pelas "Agulhas Marafadas".

Com o apoio de todos conseguiremos com certeza, fazer face a este flagelo, pois se cada um fizer a sua parte, tudo se torna mais fácil.

Mensagem Solidária (Covid-19)

A Associação Espiral de Vontades desde a sua fundação em 2011, procura dar o seu contributo na melhoria da qualidade de vida de muitas pessoas e famílias carenciadas.
Guiando a sua ação humanitária sempre com base em princípios como a solidariedade, a entreajuda, a igualdade social e ajuda ao próximo. A Associação quer por isso transmitir uma mensagem de confiança e de cariz solidário a todas as famílias, bem como a todos os profissionais que trabalham incansavelmente todos os dias no combate à propagação desta pandemia.
Todos nós sabemos que estamos a atravessar momentos muito difíceis na nossa sociedade, com a incerteza daquilo que nos reserva o futuro. É nestes momentos que todos nós, devemos reforçar o nosso espírito de união, de entreajuda e de solidariedade para com o próximo.
Sabemos também o quão entediante pode ser ficar de quarentena, mas existem diversas atividades lúdicas que são possíveis de fazer a partir de casa e que podem ajudar e muito a passar o tempo. O nosso projeto “A Maior Manta do Mundo” é um bom exemplo disso mesmo.
Mesmo estando em casa, pode dar ou continuar o seu apoio ao nosso projeto. Caso queira juntar-se a nós nesta causa, ficam aqui as instruções de como o pode fazer:


-Cada roseta tem 20 voltas.
-A primeira volta de cada roseta é sempre em amarelo.
-As restantes voltas terão as cores que você quiser.
-As rosetas terão de ter 40 cm de lado.
-A lã e a agulha a utilizar deverão ser o nº3.

Mas lembre-se … Siga as recomendações das autoridades de saúde. Seja consciente. Juntos conseguiremos vencer este flagelo. 

                   #diadasboasacoes #vaitudoficarbem #façaasuaparte #fiqueemcasa

 

UM POUCO SOBRE NÓS

Transformando interesse em ação

A Associação Espiral de Vontades é uma associação sem fins lucrativos, fundada em 2011 que nasceu de um grupo de amigos que partilham os mesmos princípios de cooperação, solidariedade, honestidade, igualdade de direitos, responsabilidade e justiça social.
Tendo assumido como sua principal missão trabalhar em prol das pessoas e famílias em situação de desfavorecimento e vulnerabilidade social, de forma a diminuir o fosso de oportunidades e promover a sua melhor integração na sociedade.

 

O QUE FAZEMOS

Desde 2012 a associação dinamiza o projeto TampAjuda, fazendo a distribuição de equipamentos de ajudas técnicas, já tendo apoiado, em 7 anos, mais de 40 pessoas carenciadas com necessidades especiais (cadeiras de rodas, andarilhos, terapias, etc.). Essas tampas são entregues para reciclar na empresa Resialentejo que as valoriza. Posteriormente nasceu a Loja Social de Monchique que veio colmatar as necessidades básicas da população mais carenciada. Em 2015, a associação assumiu as atividades de animação e apoio à Família no Agrupamento de Escolas de Monchique e, em 2016, na freguesia de Marmelete, avançou com um projeto de apoio ao estudo dirigido a crianças e jovens em idade escolar. Ambos estiveram em desenvolvimento até 2018. Com os seniores, em 2015, criou o projeto Idosos em Movimento proporcionando apoios terapêuticos de Fisioterapia e Psicomotricidade a 139 idosos das 3 freguesias do concelho.

67553203_354251868836255_100788137814392

 PROJETO IDOSOS EM MOVIMENTO

O Projeto Idosos em Movimento surgiu da necessidade de um apoio terapêutico e especializado à terceira idade. Disponibilizamos tratamentos de  fisioterapia e psicomotricidade, individuais e/ou coletivos, nas diferentes freguesias do concelho de Monchique.

2017-09-12 12.08.42 1.jpg

LOJA SOCIAL MONCHIQUE

Criado em Agosto de 2017, este projeto vem ajudar a população mais carenciada do concelho de Monchique, promovendo o espírito de partilha e solidariedade. Recolhemos roupas, brinquedos, mobiliário,  electrodomésticos,entre outros.

Todo o valor angariado nestes serviços reverte para os projectos vigentes da Associação.

- Banco de ajudas técnicas - empréstimo de material ortopédico.  

importance-of-removing-lids-from-bottles

SEPARAÇÃO DE TAMPAS

É através da separação de tampas, carícas, rolhas de cortiça e a sua reciclagem na empresa Resialentejo , que a Espiral de Vontades  adquire materiais ortopédicos ( cadeiras de rodas,veículos adaptados entre outros), tratamentos vários(fisioterapia,psicomotricidade e terapia ocupacional), para quem mais precisa .

67667466_2791061497590139_53972691192150

MAIOR MANTA DO MUNDO

A Associação Espiral de Vontades aspira entrar no Guiness World Records com a Maior Manta do Mundo. Com esta iniciativa pretende envolver todas as pessoas, das mais variadas faixas etárias do norte a sul do país e ilhas, bem como de várias partes do mundo, fomentando assim o espírito solidário.

 

NOTÍCIAS

Campanhas em Vigor.

Cartaz-Divulgação-crochet-GWR_edited.jpg
(COPY) Cartaz Marta Lamim.jpeg
Aulas de Pintura.jpg
cartaz vicente.jpg
Cartaz%20de%20Tampas%20Monchique_edited.
Cartaz_Inês_Ramos.jpeg

DA IDEIA À REALIDADE: A EVOLUÇÃO DA LOJA SOCIAL MONCHIQUE

A Associação Espiral de Vontades enfrenta novos desafios todos os dias. Trabalha em prol do outro, minimizando a diferença entre as classes gerando um impacto positivo.

ENTREVISTA COM A FUNDADORA DA LOJA SOCIAL MONCHIQUE

A voz quente que parece povoar o terraço daquele restaurante numa das encostas de Monchique é de quem abraça o mundo, tão própria das pessoas que muito dão de si sem esperar nada em troca. Luísa Martins, de 42 anos, tem as suas raízes naquela vila, um oásis verde rodeado da aridez algarvia. É enfermeira em Portimão, cidade onde passou o período escolar. Após um interregno na Alemanha, encontrou de novo o caminho de regresso às origens familiares, casando com um monchiqueiro. "A vida dá muitas voltas", graceja Luísa, de sorriso cheio e profundo. Há pessoas que conhecem meio mundo. Luísa parece conhecer o mundo todo. Quando calcorreia as ruas da sua vila, todos lhe acenam, sorriem ou falam, carinhosamente. Os seus gestos são manifestações de respeito para com ela. Luísa chega a dar breves consultas no meio da rua, que consistem não só em apoio técnico, mas - e sobretudo - psicológico a quem, muitas vezes, não recebe ouvidos de ninguém. Movida por uma vontade gutural de ajudar, co-criou, em 2011, a Associação Espiral de Vontades, em auxílio de uma criança com leucemia. O caminho percorrido foi coroado de sucesso, logo a associação prosseguiu, espirulando a vontade que abundava. O trabalho consistia inicialmente na recolha e venda de tampas e caricas, cujas receitas revertiam a favor da compra de materiais ortopédicos e pagamentos de tratamentos a ser fornecidos a crianças e adultos carenciados de todo o Algarve. O projecto foi alargado em 2017 com a implantação de uma loja social, aqui mais direccionada ao concelho de Monchique. São distribuídos roupas, móveis e outros bens às variadas famílias que lutam por uma vivência digna, "sinalizadas" como carenciadas por outras entidades ou pela própria associação, após um criterioso processo de análise. A loja está propositadamente localizada no centro de Monchique, mas numa rua "onde praticamente só passam carros", por forma a permitir às pessoas que a ela acedem um fluir de movimentos discreto, sem atrair atenções, sem gerar estigmas. "Nem toda a gente vê quem lá vai". A associação está continuamente a braços com imensos projectos, um prolongar das vontades, mas sobretudo das necessidades. "É um sonho que nunca mais acaba".


The warm voice that populates the terrace of on one of the slopes of Monchique embraces the world, so typical of people who give a lot of themselves without expecting anything in return. Luísa Martins, 42, has her roots in that village, a green oasis surrounded by the arid Algarve. She is a nurse in Portimão, the city where she went to school. After an interregnum in Germany, she found again the way back to the familiar origins, marrying a "monchiqueiro". "Life takes many turns," Luísa jokes, with a full, deep smile. There are people who know half the world. Luísa seems to know the whole world. When she walks the streets of her village, everyone waves, smiles or speaks to her, affectionately. Their gestures are expressions of respect. Luísa even manages to give brief consultations in the middle of the street, which consist not only in technical, but - and especially - psychological support, to those who, often, receive no attention. In 2011 and moved by a guttural willingness to help, she co-created the association "Espiral de Vontades" to help a child with leukemia. The road traveled was crowned with success, so the association continued, spiraling the will that abounded. The work consisted initially in the collection and sale of bottle caps, whose revenues favoured the purchase of orthopedic materials and payments of treatments to be provided to needy children and adults throughout the Algarve. The project was extended in 2017 with the implementation of a social shop, here more directed to the municipality of Monchique. Clothing, furniture and other goods are distributed to the various families that struggle for a dignified experience, "flagged" as deprived by other entities or by the association itself, after a careful process of analysis. The shop is purposefully located in the centre of Monchique, but in a street "where cars are practically only passing", in order to allow the people who access it a discreet flow of movements, without attracting attention, without generating stigmata. "Not everyone sees who goes there." The association is continually dealing with several projects, a prolongation of wills, but above all of needs. "It's a dream that never ends."

Artigo Escrito por Rita/Blog Histórias do Fogo

Article written by Rita/Histórias do Fogo

 
 

ENVOLVA-SE

Faça a diferença

VOLUNTARIADO É DAR E RECEBER

Ajudar o próximo é o dever de qualquer ser humano e esse é o principal objetivo da Associação Espiral de Vontades desde 2011,incentivar e sensibilizar a população a ajudar àqueles que mais necessitam.

Ser voluntário é mais do que ser solidário, é saber que deixamos outro alguém mais feliz e essa é a maior recompensa que temos.

Por isso, uma vez que é um dever cívico de todos nós,sempre que possa dê também o seu contributo nas nossas campanhas solidárias (recolha de tampas, doação ou troca de vestuário, brinquedos, mobílias entre outros bens essenciais).

FAÇA UMA PARCERIA CONNOSCO

Quer se juntar aos nossos esforços, mas não sabe por onde começar? Faça uma parceria connosco e aproveite esta incrível oportunidade. A Associação Espiral de Vontades continua a trabalhar em prol da população mais carenciada e este trabalho só poderá ser desenvolvido com a sua ajuda. 

Nossas parcerias atuais:

FAÇA UMA DOAÇÃO

Esta é uma das formas mais simples de ajudar a nossa causa. Acreditamos que o envolvimento directo da comunidade é a melhor maneira para nossas iniciativas serem bem sucedidas. Este é o jeito mais fácil e eficiente de contribuir para o excelente trabalho que fazemos na Loja Social Monchique. Entre em contacto e esclareça todas as suas dúvidas: Faça uma doação ainda hoje.
Pode contribuir através do nosso IBAN:

PT50 0045 7190 4024 7511 0544 0

 
 

Projeto Idosos em Movimento

Este  projeto tem como principal objetivo,incentivar e desenvolver a saúde física e  mental dos Idosos dos idosos do Concelho de Monchique,através de várias atividades.

Este projeto abrange várias vertentes como: Fisioterapia e Psicomotricidade.

Loja Social

A Loja Social é um projeto da Espiral de Vontades criado em 2017, com o objetivo de ajudar pessoas carenciadas do Concelho de Monchique doando vários bens essenciais como: vestuário, calçado, mobiliário.

 Oferece também os seguintes serviços:

-Banco de ajudas técnicas.

-Serviços de costura e engomagem.

-Troca e doação de bens.

-Venda a preços simbólicos

A Loja Social tem um papel preponderante na mudança de mentalidades em relação à reciclagem, ao consumismo e reaproveitamento dos bens recolhidos.  

 
 

Casos Resolvidos

É através da separação de tampas e de consequente reciclagem na empresa Resialentejo que a nossa associação consegue adquirir materiais ortopédicos como cadeiras de rodas e veículos adaptados e assim darmos uma resposta mais precisa e eficiente às necessidades de quem mais precisa.

Eduardo 

Ana Marta 

Gabriel

Francisco 

Susana 

Tiago 

José 

Marco

Para além dos casos acima referidos ,de mencionar ainda os seguintes casos: André Jeremias, Melissa e Márcia, Gonçalo, Lara, Rafael, Rodrigo entre outros. 

Este vídeo explica de forma simples e clara, que tipos de materiais podem ser aproveitados ou não e como separar os materiais da forma mais correta. Assim poderá ter uma ideia melhor de como dar o seu contributo para as nossas campanhas.

Maior Manta do Mundo em  Crochet

Videos promocionais

Participação da Associação no programa "7 Maravilhas da Cultura Popular "- emissão de 6 de julho de 2020.

Participação da Associação no programa "Praça da Alegria"- emissões de 10 de setembro e 19 de novembro de 2018 (videos e imagens).

praça_da_alegria_-manta_2_jpg.jpg

 

Espiral de Vontades elaborou uma candidatura ao Guiness World Records (GWR), para bater o recorde de maior manta do mundo em croché (feita a partir de rosetas). Com a aceitação da nossa candidatura por parte do GWR, temos agora de costurar, em croché, uma manta com aproximadamente 18 000 m2 e é constituída por 112 225 rosetas com 40x40 cm cada. 

 

Para que possamos atingir o nosso objetivo, estamos a convidar toda a população a associar-se a esta causa, bem como entidades e empresas que estejam dispostas a apoiar e patrocinar esta tentativa de recorde. Queremos, para além de fomentar o espírito solidário e social de cada indivíduo, elevar o nome de Monchique, de Portugal e de todas as entidades envolvidas. Após o término do projeto/tentativa, a maior manta do mundo será dividida por inúmeras famílias e pessoas carenciadas, por instituições nacionais sem fins lucrativos e pelo Serviço Hospital de Dia de Oncologia do CHUA – Unidade de Portimão, entre outras.

Algumas mantas e rosetas

 
 

Contacte a Loja Social

Rua Dr. Bernardino Moreira nº19, 8550-460 Monchique, Portugal

Tel:968 371 513

Tel: 968 371 513

©2019 by Loja Social Monchique.

foto_2_criança