O que é o Snoezelen?

O snoezelen é um ambiente multissensorial, onde os estímulos sensoriais podem ser usados individualmente ou combinados (sendo eles música, aromas, efeitos luminosos, vibrações suaves e sensações táteis) de forma a promover o bem-estar e/ou complementando o trabalho terapêutico.

Neste ambiente conseguimos trabalhar emoções, sensações, cognições, movimentos e sentimentos de forma gradual e tendo em conta as necessidades específicas de cada um. 

1627903755803_ESLogoAtivo 1_1x.jpg

Para quem?

Bebés, Crianças e Adolescentes :

A terapia em ambiente snoezelen nesta população pode ser na vertente de estimulação do desenvolvimento ou apoio terapêutico. 

Ao nível da estimulação do desenvolvimento, fomentando as aprendizagens, a socialização, o relaxamento, a exploração sensorial, o desenvolvimento psicomotor, a regulação emocional (autorregulação), entre outros.

Como ferramenta terapêutica, atuando nas perturbações do desenvolvimento e comportamento, nas necessidades educativas especiais e sempre que seja necessário.

Adultos (e cuidadores informais) :

 

A terapia em ambiente snoezelen nesta população pode ser numa vertente preventiva ou de apoio terapêutico.

Atuando na promoção do bem-estar, diminuição do stress e ansiedade, dificuldades de concentração, memória e equilíbrio, dor, regulação do humor; nas perturbações mentais (como depressão, tiques, bipolaridade, dependências, …); nas perturbações neurológicas (e neurodegenerativas); nas lesões cerebrais (como o AVC e o traumatismo cranioencefálico, por exemplo). 

Idosos :

A terapia em ambiente snoezelen nesta população pode ser numa vertente preventiva ou apoio terapêutico.

Nesta população pretende-se trabalhar para minimizar os efeitos do envelhecimento e manter o nível de independência, intervir no comprometimento motor e/ou cognitivo, regulação do humor, nas competências psicomotoras, nas doenças neurodegenerativas (como o Alzheimer, por exemplo), potenciando a sensação de bem-estar geral e redução do stress, e qualidade de vida.

2.jpg
20210716_152125.jpg
20210708_100002 (1)_edited.jpg
1_edited.jpg
20210716_151931.jpg
20210708_100115.jpg
1_edited.jpg
20210708_100057.jpg

Atuação

O nosso espaço snoezelen dispõe de uma serie de equipamentos de forma a estimular e promover os sentidos, o relaxamento, e as competências da vida diária.

A atuação poderá ser realizada de forma preventiva ou terapêutica, como prevenção minimização dos efeitos do envelhecimento e manutenção do nível de independência, no comprometimento motor e/ou cognitivo, na sensação de bem-estar geral e redução do stress, regulação do humor, nas competências psicomotoras, nas doenças neurodegenerativas (como o Alzheimer, por exemplo).

Serviços 

Pretendemos colmatar uma lacuna na comunidade, satisfazendo as necessidades existentes.

Iremos atuar ao nível da promoção do bem-estar e das necessidades terapêuticas identificadas no âmbito da psicomotricidade e fisioterapia,

em ambiente snoezelen.

Trabalhamos em articulação e parceria com várias entidades (ERPI, Centros de dia, CAO, etc.) e serviços na comunidade.

Também iremos realizar ateliers, ações pontuais e sessões abertas à comunidade que serão devidamente divulgadas.

Esteja atento!

Os nossos serviços funcionam no Espaço Sensorial e domicílios.

Psicomotricidade:

A psicomotricidade é uma terapia de mediação corporal, onde é utilizada toda a expressividade do corpo em movimento e relação.
Baseada numa visão holística do ser humano, a psicomotricidade, encara de forma integrada as funções cognitivas, sócio-emocionais, simbólicas, psicolinguísticas e motoras promovendo a capacidade de ser e agir num contexto psicossocial.
O terapeuta atua por intermédio do corpo sobre as funções mentais, comportamentais e psicológicas do indivíduo tendo em conta a dimensão relacional, corporal e cognitiva.

Fisioterapia:

A fisioterapia, centra-se na análise e avaliação do movimento e da postura, baseadas na estrutura e função do corpo, utilizando modalidades educativas e terapêuticas específicas, com base, essencialmente, no movimento, nas terapias manipulativas e em meios físicos e naturais, com a finalidade de promoção da saúde e prevenção da doença, da deficiência, de incapacidade e da inadaptação e de tratar, habilitar ou reabilitar indivíduos com disfunções de natureza física, mental, de desenvolvimento ou outras, incluindo a dor, com o objetivo de os ajudar a atingir a máxima funcionalidade e qualidade de vida possíveis  (D.L. n.º 564/99 de 21 de dezembro de 1999).

Como se processa o acompanhamento?

Primeiro é realizada uma avaliação (entrevista, observação especifica e aplicação de provas/testes standardizados).

Após a avaliação é redigido um relatório de avaliação e elaborado um projeto de intervenção(prescrição e implementação – objetivos terapêuticos, duração e frequência da intervenção).

São também propostas adaptações envolvimentais suscetíveis de maximizarem as respostas terapêuticas decorrentes da intervenção direta.

Como é a intervenção?

A intervenção é adequada, específica e dirigida a cada caso clínico,

sendo que são utilizadas técnicas específicas e modelos de intervenção de cada uma das áreas.

As sessões decorrem em ambiente snoezelen com materiais adequados à intervenção, podem ocorrer em grupo ou individualmente, mediante as necessidades apresentadas. Têm uma duração de aproximadamente 45min.

Processo de encaminhamento:


Toda e qualquer entidade poderá encaminhar ou sinalizar os seus utentes para os nossos serviços.

Para tal, é necessário preencher um formulário de inscrição e entrar em contacto com os nossos serviços, por email espiraldevontades@hotmail.com ou por telefone 968371513.

   Apresentação do Espaço Sensorial

Deixamos aqui o vídeo com um pouco do trabalho que está a ser desenvolvido no novo Espaço Sensorial

(junto à Loja Social).